REGULAMENTO DA XXII SEM.E.M.T.E. ANO 2013
1-
Responsabilidade:
A semana de Exposição Multidisciplinar
de Trabalhos Escolares – SEM.E.M.T.E. – é um projeto exclusivo da Escola
Estadual São José, voltado para área da pesquisa com participação de todos os
seguimentos da escola. Os projetos apresentados neste evento terão que estar de
acordo com as normas técnicas de elaboração de pesquisa científica anexas a
este regulamento.
2-
Características:
A SEM.E.M.T.E. é um evento promovido pela Escola São José e dirigidos a todos os
alunos matriculados neste estabelecimento de ensino, buscando incentivar
discentes e docentes ao desenvolvimento da pesquisa científica.
3- Objetivos:
3.1- Estimular e promover o estudo da
metodologia científica entre alunos e professores da escola;
3.2- Contribuir para melhoria da qualidade
da Educação do Ensino Fundamental;
3.3- Promover a inclusão social por meio
da difusão do conhecimento.
4-
Participantes e Divisão de Níveis:
4.1- Os alunos participantes da SEM.E.M.T.E.
serão divididos em 2 (dois) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade,
como a seguir:
Nível 1- alunos matriculados do 3º ao
5º ano do Ensino Fundamental, no ano letivo de 2013.
Nível 2- alunos matriculados do 6º ao
9º ano, do Ensino Fundamental, no ano letivo de 2013.
4.2- A SEM.E.M.T.E. será desenvolvida em
duas fases:
4.2.1- Primeira Fase: Alunos e Professor
Conselheiro devem escolher o tema dos projetos para pesquisa. A elaboração e
execução do projeto serão de responsabilidade dos alunos e professores
orientadores da sala. Ao final da pesquisa a turma deve redigir o relatório e escolher
até 3(três) alunos que apresentarão os
resultados do trabalho na SEM.E.M.T.E.
4.2.2-
Segunda Fase:
Consiste na culminância da SEM.E.M.T.E., onde serão selecionados no máximo 06
(seis) projetos que participarão da XXI Feira Estadual de Ciências promovida
pela Universidade Estadual de Roraima (UERR).
Atenção: Para que o trabalho participe da XXI Feira
Estadual que acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de outubro de 2013, é necessário
que o projeto esteja de acordo com o tema gerador da mesma, que este ano é: “Ciência, Saúde e Esporte”. Para
maiores informações consultar edital no site http://uerr.edu.br/nupecem.
É
de responsabilidade da Gestão da Escola:
1- Escolher em comum acordo com os demais funcionários a equipe que coordenará a SEM.E.M.T.E. do ano em vigor;
1- Escolher em comum acordo com os demais funcionários a equipe que coordenará a SEM.E.M.T.E. do ano em vigor;
2- Incentivar professores e alunos a
participar do evento científico;
3- Disponibilizar material didático e
de pesquisa para que a SEM.E.M.T.E. aconteça.
Atenção: A coordenação deve ser
composta por professores e membros da gestão escolar.
É
de responsabilidade da Coordenação da SEM.E.M.T.E.:
1- Planejar, executar e orientar XXII SEM.E.M.T.E.;
2- Elaborar o calendário de
atividades;
3- Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos
das turmas;
4- Cobrar o cumprimento do calendário;
5- Providenciar junto à gestão da
escola os materiais solicitados pelos professores;
Atenção:
A abertura da SEM.E.M.T.E. deve
acontecer dia 19 de fevereiro de 2013, e a culminância acontecerá no 3º
bimestre do corrente ano, conforme calendário em anexo;
É de competência dos professores orientadores:
1- Planejar, executar, orientar,
acompanhar e avaliar os trabalhos em sala de aula;
2- Cumprir as datas estabelecidas no
calendário de atividades da SEM.E.M.T.E;
3-Incentivar o aluno a participar dos
concursos de desenhos e frases da SEM.E.M.T.E.;
4- Participar das reuniões de
orientações e informes sobre a SEM.E.M.T.E.
5- Apresentar, juntamente com sua
turma, os resultados da pesquisa no dia da culminância da SEM.E.M.T.E.
É
de competência dos pais ou responsáveis:
1- Apoiar os filhos na execução do
projeto;
2-Se informar junto ao professor
orientador sobre o desenvolvimento da pesquisa; (concordância)
3- Participar da exposição dos
trabalhos na SEM.E.M.T.E.
5-
Inscrição na SEM.E.M.T.E.:
5.1- Primeira Fase:
Inicia no dia 19 de fevereiro de 2013 com
a abertura do evento na quadra da escola e estende-se até a entrega do projeto de
pesquisa científica a coordenação da XXII SEM.E.M.T.E. no dia 25 de março de
2013.
5.2-
Segunda Fase: Inicia
com a devolutiva de projetos aos professores orientadores com as possíveis
correções a serem feitas. Após a devolutiva, professores e alunos darão inicio
as pesquisas e elaboração de relatórios que serão apresentados e avaliados na XXII
SEM.E.M.T.E. que acontece no dia 16 de agosto de 2013.
5.2.1-
A inscrição dos
trabalhos da turma na 1ª fase será feita pelo professor orientador mediante
preenchimento da Ficha de Inscrição disponibilizada pela coordenação da
SEM.E.M.T.E.. A 2ª fase será de acordo com o edital da Feira de Ciências
Estadual.
5.2.3- A inscrição da 1ª fase só será aceita
dentro da data fixada no calendário oficial da SEM.E.M.T.E.;
6-
Da avaliação, pontuação e classificação dos trabalhos:
Na primeira
fase cada professor orientará a elaboração e execução da pesquisa, incentivando
e avaliando a participação de todos os alunos.
A avaliação fica
a critério do professor orientador e deve acontecer ao longo do processo de
elaboração, execução e apresentação do trabalho, onde será atribuído pontos de
zero a dez a serem distribuídos em dois
bimestres (2º, 3º), sendo de 0 a 10 em cada bimestre.
Essa
pontuação será atribuída pelo professor orientador de cada projeto de acordo
com a participação e desempenho do aluno. Os pontos conquistados serão
repassados aos demais professores da turma e devem estar dentro do limite de
100 (cem) pontos de cada bimestre.
Serão
classificados para Feira Estadual de Roraima 2(dois) trabalhos do 3º ao 5º ano
e 2 (dois) trabalhos do 6º ao 9º ano, conforme critérios avaliativos
estabelecidos pela Instituição organizadora do evento (UERR).
Os alunos
que tiverem seus trabalhos selecionados para participar da Feira Estadual de
Roraima receberão um prêmio patrocinado pela Associação de Pais e Mestres.
Todos os
alunos envolvidos nas pesquisas receberão um certificado de participação
elaborado pela coordenação da SEM.E.M.T.E.
Os
avaliadores serão profissionais indicados pelos organizadores da Feira Estadual
de Roraima, de preferência neutras ao ambiente escolar.
Os projetos
devem ser entregues na data estabelecida no calendário para que participe do
processo de avaliação e classificação.
A
SEM.E.M.T.E. será avaliada na primeira reunião de professores após a realização
do evento.
7-
Do concurso de desenhos e frases:
O aluno deve
criar em sala de aula um desenho e frase que represente a pesquisa científica e
assim participar do concurso. O material produzido nas turmas deve ser entregue
ao professor orientador e este apresentar a coordenação da SEM.E.M.T.E.
conforme data estipulada no calendário.
A
coordenação será responsável por classificar o melhor desenho e frase que será
estampado nas camisetas do evento.
O(s) aluno(s) que vencer o concurso receberá um prêmio patrocinado pela Associação de Pais e Mestres.
O(s) aluno(s) que vencer o concurso receberá um prêmio patrocinado pela Associação de Pais e Mestres.
8-
Dos Materiais:
Os materiais
serão disponibilizados pela gestão da escola. Caso a escola não disponha de
materiais suficiente estes podem ser solicitados dos alunos.
CALENDÁRIO
DE ATIVIDADES
Início: 19/ 02/ 2013
Encerramento: 16/ 08/ 2013
Concurso de desenho e frase: 19/02 a
28/02/ 2013
Resultado do Concurso: 11/03/ 2013
Construção
do projeto: Do dia 18
de fevereiro até o dia 25 de março.
Entrega
do projeto: Até o dia
01/ 04.
Devolutiva: Até o dia 12 de abril.
Entrega
final do projeto: Até
o dia 06 de maio.
Desenvolvimento
do projeto: Até o dia
05/07
Entrega
do relatório: Até o
dia 26 de julho.
Devolutiva: Até o dia 02 de agosto:
Preparação
para apresentação na SEM.E.M.T.E.:
Do dia 23 de julho até o dia da culminância que será dia 16 de agosto.
A
pontuação se dará apenas no 2º e 3º bimestre: 10 pontos em cada um.
COORDENADORES:
Ø
Professora:
Jeane Albuquerque
Ø
Professora:
Janaína Oliveira.
Ø
Professora:
Gisele
Ø
Professora: Gelvanete Silva de Lima.
Ø
Professor:
David
Ø
Professora:
Neida
Ø
Professora:
Cilene
Ø
Sala
de informática: Fabiana
ESTRUTURA
DO PROJETO DE PESQUISA:
Elementos pré-textuais:
- CAPA
- PÁGINA DE ROSTO
- SUMÁRIO
Elementos textuais
• 1TEMA
• 2 TÍTULO
• 3 JUSTIFICTIVA
• 4 PROBLEMA
• 5 HIPÓTESES
• 6 OBJETIVOS
• 6.1 OBJETIVO GERAL
• 6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• 7 REVISÃO DE LITERATURA
• 8 METODOLOGIA
• 9.
POPULAÇÃO E AMOSTRA
• 10.
RECURSOS
• 11.
CRONOGRAMA
Elementos Pós-textuais
• REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
• ANEXOS
ESTRUTURA
DE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO:
Elementos pré-textuais:
- CAPA (obrigatório)
- PÁGINA DE ROSTO (obrigatório)
- SUMÁRIO (obrigatório)
Elementos textuais: (todos
obrigatórios)
- INTRODUÇÃO
- DESENVOLVIMENTO (pode ser dividido em vários capítulos)
- CONCLUSÃO
Elementos Pós-textuais
- REFERÊNCIAS (obrigatório)
- APÊNDICE (se necessário)
- ANEXOS (se necessário)
OBS: Segue em anexo orientações e modelos
dos elementos que compõem a estrutura do projeto e relatório de pesquisa.
Formatação: Folha branca, formato A4
(21,0cm x 29,7 cm), digitação em cor preta, fonte Times New Roman ou Arial
tamanho 12 no parágrafo normal e 10 nas citações longas, rodapés, legendas.
Espaçamento: o espaço entrelinhas 1,5
cm, já para as citações deve-se usar espaço simples.
Paginação: As folhas devem ser contadas
a partir da página de rosto, mas a numeração deve iniciar a partir da primeira
folha textual, localizando o número no canto superior direito.
Margens e parágrafos:
Fonte: Pontifícia Universidade
Católica do Paraná.
Sumário: Deve ser centralizado e
disposto no alto, em folha única e em caixa alta: SUMÁRIO.
As seções primárias devem ser escritas
com letras maiúsculas em negrito, já as seções secundárias somente a primeira
letra maiúscula e sem negrito. Fonte tamanho 12, entrelinhas 1,5 cm e alinhamento
justificado.
Capa: Transcreva na seguinte ordem:
primeiro a unidade federativa, a instituição superior ao qual a escola está
vinculada, o nome da escola, nome dos alunos, o título da pesquisa ( fonte
tamanho 14 em negrito centralizado ), Subtítulo da mesma forma que o título, local e ano de apresentação do trabalho.
Tamanho da fonte 12 e espaçamento 1,5 cm, tudo em negrito, maiúsculo e
centralizado. Conforme modelo:
Página de rosto: Nome dos alunos e
título centralizado. A natureza e objetivo do trabalho, nome da escola e do
professor orientador devem ser alinhado a direita com fonte tamanho 10 e
espaçamento simples. Os demais devem
seguir como a capa.
Margens:
As margens em todas as páginas para se iniciar escrita
devem ser:
Superior: 3 cm
Inferior: 2 cm
Esquerda: 3 cm
Direita: 2 cm.
Referências:
Relações de obras consultadas e citadas no trabalho.
A palavra
“REFERÊNCIA” deve estar centralizada e em negrito, fonte tamanho 12 , espaço
duplo de 1, 5 das referências.
As referências
devem ser digitadas com entrelinhas simples, mas com espaçamento de 1, 5 entre
elas.
Bom trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário