SEM.E.M.T.E 2013



REGULAMENTO DA XXII SEM.E.M.T.E.                    ANO 2013

1- Responsabilidade:
A semana de Exposição Multidisciplinar de Trabalhos Escolares – SEM.E.M.T.E. – é um projeto exclusivo da Escola Estadual São José, voltado para área da pesquisa com participação de todos os seguimentos da escola. Os projetos apresentados neste evento terão que estar de acordo com as normas técnicas de elaboração de pesquisa científica anexas a este regulamento.
2- Características:
 A SEM.E.M.T.E. é um evento promovido  pela Escola São José e dirigidos a todos os alunos matriculados neste estabelecimento de ensino, buscando incentivar discentes e docentes ao desenvolvimento da pesquisa científica.
3- Objetivos:
3.1- Estimular e promover o estudo da metodologia científica entre alunos e professores da escola;
3.2- Contribuir para melhoria da qualidade da Educação do Ensino Fundamental;
3.3- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
4- Participantes e Divisão de Níveis:
4.1- Os alunos participantes da SEM.E.M.T.E. serão divididos em 2 (dois) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade, como a seguir:
Nível 1- alunos matriculados do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, no ano letivo de 2013.
Nível 2- alunos matriculados do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental, no ano letivo de 2013.
4.2- A SEM.E.M.T.E. será desenvolvida em duas fases:
4.2.1- Primeira Fase: Alunos e Professor Conselheiro devem escolher o tema dos projetos para pesquisa. A elaboração e execução do projeto serão de responsabilidade dos alunos e professores orientadores da sala. Ao final da pesquisa a turma deve redigir o relatório e escolher até 3(três)  alunos que apresentarão os resultados do trabalho na SEM.E.M.T.E.
4.2.2- Segunda Fase: Consiste na culminância da SEM.E.M.T.E., onde serão selecionados no máximo 06 (seis) projetos que participarão da XXI Feira Estadual de Ciências promovida pela Universidade Estadual de Roraima (UERR).
Atenção: Para que o trabalho participe da XXI Feira Estadual que acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de outubro de 2013, é necessário que o projeto esteja de acordo com o tema gerador da mesma, que este ano é: “Ciência, Saúde e Esporte”. Para maiores informações consultar edital no site http://uerr.edu.br/nupecem.
É de responsabilidade da Gestão da Escola:
1- Escolher em comum acordo com os demais funcionários a equipe que coordenará a SEM.E.M.T.E. do ano em vigor;
2- Incentivar professores e alunos a participar do evento científico;
3- Disponibilizar material didático e de pesquisa para que a SEM.E.M.T.E. aconteça.
Atenção: A coordenação deve ser composta por professores e membros da gestão escolar.
É de responsabilidade da Coordenação da SEM.E.M.T.E.:
1- Planejar, executar e orientar  XXII SEM.E.M.T.E.;
2- Elaborar o calendário de atividades;
 3- Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos das turmas;
4- Cobrar o cumprimento do calendário;
5- Providenciar junto à gestão da escola os materiais solicitados pelos professores;
Atenção:
A abertura da SEM.E.M.T.E. deve acontecer dia 19 de fevereiro de 2013, e a culminância acontecerá no 3º bimestre do corrente ano, conforme calendário em anexo;
 É de competência dos professores orientadores:
1- Planejar, executar, orientar, acompanhar e avaliar os trabalhos em sala de aula;
2- Cumprir as datas estabelecidas no calendário de atividades da SEM.E.M.T.E;
3-Incentivar o aluno a participar dos concursos de desenhos e frases da SEM.E.M.T.E.;
4- Participar das reuniões de orientações e informes sobre a SEM.E.M.T.E.
5- Apresentar, juntamente com sua turma, os resultados da pesquisa no dia da culminância da SEM.E.M.T.E.
É de competência dos pais ou responsáveis:
1- Apoiar os filhos na execução do projeto;
2-Se informar junto ao professor orientador sobre o desenvolvimento da pesquisa; (concordância)
3- Participar da exposição dos trabalhos na SEM.E.M.T.E.
5- Inscrição na SEM.E.M.T.E.:
5.1- Primeira Fase:
Inicia no dia 19 de fevereiro de 2013 com a abertura do evento na quadra da escola e estende-se até a entrega do projeto de pesquisa científica a coordenação da XXII SEM.E.M.T.E. no dia 25 de março de 2013.
5.2- Segunda Fase: Inicia com a devolutiva de projetos aos professores orientadores com as possíveis correções a serem feitas. Após a devolutiva, professores e alunos darão inicio as pesquisas e elaboração de relatórios que serão apresentados e avaliados na XXII SEM.E.M.T.E. que acontece no dia 16 de agosto de 2013.
5.2.1- A inscrição dos trabalhos da turma na 1ª fase será feita pelo professor orientador mediante preenchimento da Ficha de Inscrição disponibilizada pela coordenação da SEM.E.M.T.E.. A 2ª fase será de acordo com o edital da Feira de Ciências Estadual.
5.2.3- A inscrição da 1ª fase só será aceita dentro da data fixada no calendário oficial da SEM.E.M.T.E.;

6- Da avaliação, pontuação e classificação dos trabalhos:
Na primeira fase cada professor orientará a elaboração e execução da pesquisa, incentivando e avaliando a participação de todos os alunos.
A avaliação fica a critério do professor orientador e deve acontecer ao longo do processo de elaboração, execução e apresentação do trabalho, onde será atribuído pontos de zero a dez a serem  distribuídos em dois bimestres (2º, 3º), sendo de 0 a 10 em cada bimestre.
Essa pontuação será atribuída pelo professor orientador de cada projeto de acordo com a participação e desempenho do aluno. Os pontos conquistados serão repassados aos demais professores da turma e devem estar dentro do limite de 100 (cem) pontos de cada bimestre.
Serão classificados para Feira Estadual de Roraima 2(dois) trabalhos do 3º ao 5º ano e 2 (dois) trabalhos do 6º ao 9º ano, conforme critérios avaliativos estabelecidos pela Instituição organizadora do evento (UERR).
Os alunos que tiverem seus trabalhos selecionados para participar da Feira Estadual de Roraima receberão um prêmio patrocinado pela Associação de Pais e Mestres.
Todos os alunos envolvidos nas pesquisas receberão um certificado de participação elaborado pela coordenação da SEM.E.M.T.E.
Os avaliadores serão profissionais indicados pelos organizadores da Feira Estadual de Roraima, de preferência neutras ao ambiente escolar. 
Os projetos devem ser entregues na data estabelecida no calendário para que participe do processo de avaliação e classificação.
A SEM.E.M.T.E. será avaliada na primeira reunião de professores após a realização do evento.

7- Do concurso de desenhos e frases:
O aluno deve criar em sala de aula um desenho e frase que represente a pesquisa científica e assim participar do concurso. O material produzido nas turmas deve ser entregue ao professor orientador e este apresentar a coordenação da SEM.E.M.T.E. conforme data estipulada no calendário.
A coordenação será responsável por classificar o melhor desenho e frase que será estampado nas camisetas do evento.
O(s) aluno(s) que vencer o concurso receberá um prêmio patrocinado pela Associação de Pais e Mestres.
8- Dos Materiais:
Os materiais serão disponibilizados pela gestão da escola. Caso a escola não disponha de materiais suficiente estes podem ser solicitados dos alunos.
  
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES
Início:  19/ 02/ 2013    
Encerramento: 16/ 08/ 2013       
Concurso de desenho e frase: 19/02 a 28/02/ 2013        
Resultado do Concurso:  11/03/ 2013
Construção do projeto: Do dia 18 de fevereiro até o dia 25 de março.
Entrega do projeto: Até o dia 01/ 04.
Devolutiva: Até o dia 12 de abril.
Entrega final do projeto: Até o dia 06 de maio.
Desenvolvimento do projeto: Até o dia 05/07
Entrega do relatório: Até o dia 26 de julho.
Devolutiva: Até o dia 02 de agosto:
Preparação para apresentação na SEM.E.M.T.E.: Do dia 23 de julho até o dia da culminância que será dia 16 de agosto.
A pontuação se dará apenas no 2º e 3º bimestre: 10 pontos em cada um.

COORDENADORES:
Ø  Professora: Jeane Albuquerque
Ø  Professora: Janaína Oliveira.
Ø  Professora: Gisele
Ø  Professora:  Gelvanete Silva de Lima.
Ø  Professor: David
Ø  Professora: Neida
Ø  Professora: Cilene
Ø  Sala de informática: Fabiana

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA:
Elementos pré-textuais:
  • CAPA
  • PÁGINA DE ROSTO
  • SUMÁRIO


Elementos textuais
       1TEMA
       2 TÍTULO
       3 JUSTIFICTIVA
       4 PROBLEMA
       5 HIPÓTESES
       6 OBJETIVOS
       6.1 OBJETIVO GERAL
       6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
       7 REVISÃO DE LITERATURA
       8 METODOLOGIA
       9. POPULAÇÃO E AMOSTRA
       10.  RECURSOS
       11. CRONOGRAMA
Elementos Pós-textuais
       REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
       ANEXOS


ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO:
Elementos pré-textuais:
  • CAPA (obrigatório)
  • PÁGINA DE ROSTO (obrigatório)
  • SUMÁRIO (obrigatório)
Elementos textuais: (todos obrigatórios)
  • INTRODUÇÃO
  • DESENVOLVIMENTO (pode ser dividido em vários capítulos)
  • CONCLUSÃO
Elementos Pós-textuais
  • REFERÊNCIAS (obrigatório)
  • APÊNDICE (se necessário)
  • ANEXOS (se necessário)

OBS: Segue em anexo orientações e modelos dos elementos que compõem a estrutura do projeto e relatório de pesquisa.

Formatação: Folha branca, formato A4 (21,0cm x 29,7 cm), digitação em cor preta, fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12 no parágrafo normal e 10 nas citações longas, rodapés, legendas.

Espaçamento: o espaço entrelinhas 1,5 cm, já para as citações deve-se usar espaço simples.

Paginação: As folhas devem ser contadas a partir da página de rosto, mas a numeração deve iniciar a partir da primeira folha textual, localizando o número no canto superior direito. 

Margens e parágrafos: 
Fonte: Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 




Sumário: Deve ser centralizado e disposto no alto, em folha única e em caixa alta: SUMÁRIO.
As seções primárias devem ser escritas com letras maiúsculas em negrito, já as seções secundárias somente a primeira letra maiúscula e sem negrito. Fonte tamanho 12, entrelinhas 1,5 cm e alinhamento justificado.



Capa: Transcreva na seguinte ordem: primeiro a unidade federativa, a instituição superior ao qual a escola está vinculada, o nome da escola, nome dos alunos, o título da pesquisa ( fonte tamanho 14 em negrito centralizado ), Subtítulo da mesma forma que o título,  local e ano de apresentação do trabalho. Tamanho da fonte 12 e espaçamento 1,5 cm, tudo em negrito, maiúsculo e centralizado. Conforme modelo:



Página de rosto: Nome dos alunos e título centralizado. A natureza e objetivo do trabalho, nome da escola e do professor orientador devem ser alinhado a direita com fonte tamanho 10 e espaçamento simples.  Os demais devem seguir como a capa.



Margens:

As margens em todas as páginas para se iniciar escrita devem ser:
Superior: 3 cm
Inferior: 2 cm
Esquerda: 3 cm
Direita: 2 cm.



Referências: Relações de obras consultadas e citadas no trabalho.
A palavra “REFERÊNCIA” deve estar centralizada e em negrito, fonte tamanho 12 , espaço duplo de 1, 5  das referências.
As referências devem ser digitadas com entrelinhas simples, mas com espaçamento de 1, 5 entre elas.






  Bom trabalho! 



























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