UNIDADE 2
Atividade 2.2 - Diálogos sobre as gerações
Momento 2
Nós da escola São José ao ver o vídeo percebemos as diferenças socioculturais entre as gerações através das transformações que vem ocorrendo ao longo dos dias. Os jovens representam novas linguagens e comportamentos. E eles estão influenciando diretamente os hábitos de consumo.
Acreditamos que existem inúmeros benefícios e claro, problemas também, uma vez que pode se tornar uma geração alienada.
ESSA ATIVIDADE FOI REALIZADA EM GRUPO (grupo 1),
Maria Socorro Silva Souza
Zuleme Aparecida Penze do Valle Oliveira
Ivana Queiroz
ATIVIDADES DA UNIDADE 3
Atividade 3.1 - Diretrizes da escola frente ao uso das mídias sociais
O uso das mídias sociais na escola já existe.
O processo foi desenvolvido com a participação dos professores, alunos, pais e responsáveis para socialização do uso, das políticas e das regras a serem definidas para utilização.
Não existe a proibição efetiva do uso das redes sociais e nem dos aparelhos digitais, os mesmos são utilizados e acessados com a finalidade do enriquecimento e dinâmica do processo de ensino aprendizagem.
A utilização dessas ferramentas como uso pessoal, deve ser feita fora do ambiente escolar.
Portanto a Escola Estadual São José possui facebook, BLOG, e mail, WattsApp e brevemente um site. Todas essas ferramentas tem como objetivo principal divulgar as ações desenvolvidas na escola, promover a divulgação dos informes, integrar os conteúdos ministrados em sala de aula através dessas redes sociais, entre outros.
Acredito que as redes sociais tem um papel importante para enriquecimento e dinâmica da prática pedagógica e da aprendizagem dos alunos, uma vez que nossos alunos passam praticamente os três turnos com seus meios digitais interligados na internet e nas redes sociais, em especial o facebook e cabe a nós não ficarmos a mercê dessa situação, mas sim tentar sempre incorporá-las no processo educacional na busca de objetivos que promovam a formação de cidadãos críticos, atualizados, dinâmicos, participativos e conhecedores das transformações e benefícios das tecnologias, não só os benefícios, como também os malefícios que as redes sociais e a tecnologia em geral podem causar, e isso sempre deve ocorrer através de conscientização e apresentação de propostas que visam uma utilização saudável e sem consequências graves.
Ressalto que todas as postagens, bem como todos os acessos só é possível mediante autorização e conhecimento da Gestora da Escola. Nenhuma notícia, nenhuma informação/divulgação é apresentada sem que seja autorizada.
As imagens dos alunos também só é realizada mediante autorização dos pais que é realizada através de formulário apresentado e assinado no ato da matrícula do aluno.
Assim sendo, nós da Escola Estadual São José já nos sentimos vencedores por superar esse desafio, e estamos satisfeitos com o uso que ocorre das nossas redes sociais.
Estou ciente da divulgação desse documento que tem por objetivo divulgar as diretrizes da escola frente ao uso das mídias sociais, como requisito para obtenção de nota no Curso de Redes de Aprendizagem- R.A. que os Professores dessa instituição participam.
MARIA SOCORRO SILVA SOUZA
Gestora da Escola Estadual São José
Atividade 3.2 - Traçando o histórico da relação escola/comunidade
Trabalhamos na Escola Estadual São José e nessa instituição muitos projetos são desenvolvidos. A relação escola/comunidade é excelente, uma vez que a participação dos pais, alunos, professores e comunidade escolar nos eventos e ações desenvolvidas é significante.
A escola possui diversos projetos, tais projetos contam com a participação dos alunos, pais e também com parcerias efetivas.
O Projeto PROERD- Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência que conta com a parceria da Policia Militar em promover palestras e estudos para os alunos dos 5° e 7º anos do Ensino Fundamental e tem por objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.
Parceria com o CETERR em ações relacionadas a saúde e prevenção de doenças.
Parceria com o DETRAN/RR através de ações do Projeto Cidadão do Futuro com palestras para a conscientização de condutores prudentes e responsáveis no trânsito.
Parceria com Coletivo Canoa Cultural- Projetos relacionados a cultura, voltado para os alunos através de oficinas diversas.
Atividade 3.3 - Buscando pontes de cooperação com a comunidade
MAPEAMENTO DE INSTITUIÇÕES QUE JÁ REALIZARAM TRABALHOS SOCIAIS NA COMUNIDADE
- DETRAN/RR- Projeto Cidadão do Futuro -Coletivo Canoa Cultural- Projetos relacionados a cultura, voltado para os alunos através de oficinas.
- Diocese de Roraima- Projeto Campanha da Fraternidade com o objetivo de despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução.
- NTE/PROINFO- Projeto integrado ao laboratório de informática para a realização de cursos/formação continuada a comunidade, professores e servidores através de cursos presenciais, semi-presenciais na modalidade EAD.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
CURSO: REDES DE APRENDIZAGEM
TUTORA: FABIANA PEREIRA
CURSISTA: GILMARA BATISTA DE SOUZA
Atividade 3.2 - Traçando o histórico da relação escola/comunidade
Esta é a nossa feira de ciências. Os alunos estão envolvidos nesta atividade desde o início das aulas e a intenção é fomentar o estudo e a pesquisa”, destacou Janaína Oliveira, da coordenação do XX SEM.E.M.T.E
Este evento é realizado há muito tempo na escola e com o passar dos anos, ganhou mais espaço e cresceu bastante. Entre os objetivos da ação está a promoção da inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Entre os temas dos trabalhos que serão expostos estão: “Saúde cerebral, teste seu cérebro”, “reciclagem sustentável”, “Alimentação equilibrada para os sobrepesos”, “Problemas cardíacos entre atletas de futebol”, “A alimentação na infância”, “Obesidade na adolescência e suas complicações futuras”, “Doping”, entre outros.
A atividade será aberta ao público. “Os pais e toda a comunidade em geral estão convidados para prestigiar a ação e também conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado em nossa escola”, disse.
FESTIVAL DE LEITURA
Com o tema “Embarcando na leitura na arca de Noé com Vinicius de Morais”, com esse projeto a Escola Estadual São José promove muita música, poesia, dança e teatro.
A programação começará com um momento cívico, com a execução do Hino Nacional e do Hino da Escola. Em seguida, haverá as apresentações.
O Festival de Leitura tem o intuito de despertar e incentivar o interesse dos alunos pela leitura, aproximando-os do universo escrito e estimulando-os a desenvolver habilidades linguísticas como falar, escutar, ler e escrever.
Essa foi à frase é o desenho ganhador do festival de leitura 2013, ambos de alunos da escola.
O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de refletir a realidade a qual todos nós somos protagonistas, estimulando a compreensão dos problemas sem esquecer-se de buscar soluções para a valorização da expressão artística por meio dos valores cristãos.
Muito obrigada pela participação cursistas.
ResponderExcluirA escola está de parabéns pelo BLOG, pelo desempenho das cursistas e pela assiduidade e pontualidade no envio das atividades.
A atividade está de acordo com a proposta solicitada no curso redes de Aprendizagem.
Avaliada com sucesso!